Bate papo · imóvel na planta · Reformas

Porque compramos um Apartamento na planta??

Oi gente!!

Certamente muita gente deve estar se perguntando porque optamos por comprar um Apartamento na planta, ainda mais quando o país está em crise e as construtoras estão meio que “desovando” seus produtos já prontos com super promoções e vantagens.

Eu costumo dizer que devemos nos adequar à nossa realidade e foi por causa disto que, depois de muito analisar, decidimos seguir com a compra de um apartamento ainda na planta.

Vocês devem estar se perguntando: – Ok, mas e qual foi o motivo mesmo?

ape na planta

Devo dizer, não foi apenas um motivo, foram alguns, mas principalmente dois:

  1. As construtoras estavam desovando seus produtos – Sim! mas nenhum dos que vimos atendia às nossas necessidades (seja de tamanho, de localização ou de preço). Imóvel é um investimento alto e, assim sendo, não podemos simplesmente comprar algo que não atende as nossas expectativas e nem nossa realidade somente porque está em promoção… Lembram daquela roupa que compramos no calor do momento porque estava em mega promoção e nunca usamos??? Já pensou fazer o mesmo com o imóvel? Não dá né, principalmente porque não nascemos em berço esplêndido e tudo é muito suado para não darmos a devida importância e atenção.
  1. Precisávamos vender nosso apê: Lembram que este será nosso segundo apartamento? Então, tínhamos que vende-lo para comprar um outro que já estivesse pronto, porém, com o país em crise podem imaginar como esta tarefa é complicada e não é muito rápida. Já vínhamos tentando vendê-lo por um tempo quando tomamos a decisão de comprar outro na planta. Isso nos daria tempo pra vender o nosso e nos permitiria já ir pagando o novo (no final, isso significaria menor valor pra financiar com o banco).

Em Agosto/2016 recebi um mailing de uma construtora que gosto falando de um novo empreendimento que iriam lança; este estava em uma localização excelente (melhor do que poderíamos pensar), tinha um tamanho que comportava a nossa expectativa e o valor estava muito bom se comparado a um imóvel do mesmo tamanho na mesma região. O condomínio não era gigante (ponto positivo), a construtora sólida no mercado (ponto positivo) e o empreendimento parecia muito ter a nossa cara.

Passei para o marido o mailing e disse que queria conhecer. Pense em um casal em que um seja a voz da razão (marido) e o outro a voz da emoção (eu). Ele disse: “Nós vamos ver, mas não vamos comprar nada” – hahaha. E assim fizemos.

Quando fomos ao Stand, nem decorado tinha ainda, mais foi ótimo pois já iniciamos a fase de tirar duvidas. Alguns dias depois fomos lá novamente para conhecer o decorado e, o vendedor já saiu de cena, passando o atendimento para a Gerente dele pois já os estávamos esgotando com tantas perguntas, requisições de documentos, questionamentos sobre a incidência do INCC, memorial descritivo, planilhas de cálculos etc etc etc.

analisar

Gostei muito da Gerente pois ela foi sempre muito transparente e sempre pronta a responder TODAS as nossas dúvidas, inclusive incluía pessoas de outras áreas para responder as dúvidas que saiam da área dela (mesmo depois que fechamos, ela segue nos dando atenção quando precisamos de qualquer coisa, seja por whatsapp, e-mail ou telefone).

Em Setembro eles finalmente abriram o empreendimento para vendas. Nesta época nós já tínhamos pré-reservado a unidade que queríamos (apê 111 – torre 2) e acabamos fechando. Quando fechamos, já havíamos feito muitas análises, verificado muitas informações e até feito uma planilha para a projeção do INCC (lembram que passou praticamente um mês?? este tempo foi ótimo para que pudéssemos analisar as coisas com calma – ponto para o Marido, hahaha).

analisar 2

Quando fechamos, a gerente nos mostrou o espelho de vendas onde pudemos ver que já tinha uma outra pessoa na fila de espera com intenção de adquirir a mesma unidade que a gente, UFA!! foi por pouco.

Se você está pensando em comprar um apartamento na planta, vale levar algumas coisas em consideração:

  1. A construtora é solida no mercado? Como está o índice de reclamação dela no reclame aqui? Aproveite para acessar sites da prefeitura, receita e etc. a fim de checar as documentações e como anda o nome deles (processos, certidão negativas de débitos etc).
  2. Verifique os sites que trazem informações dos cuidados que devemos ter ao comprar um imóvel na planta, eles informam, inclusive, o que devemos perguntar e checar antes de fechar negócio. Como sugestão deixo três sites como fonte de consulta:

CHC Advocacia

UOL Economia

Revista Exame

  1. NAO CAIA NO CONTO DE QUE NÃO HÁ JUROS – se o vendedor te diz isto, ele está mentindo!! Não há incidência de juros, mas há a incidência do INCC –  (Indice Nacional de Construção Civil)que reajusta o valor do saldo devedor mensalmente. Então vale planilhar tudo pra ver como será a projeção estimada das parcelas, das intermediárias e, principalmente, do saldo devedor. Quando você faz esta análise não tem surpresas ao ver seu saldo reajustar. Obviamente o índice de reajuste é menor que o do financiamento, o que , de certo modo, compensa. Cuidado com os imóveis que são comprados via financiamento desde o período de obras pois estes, além de INCC possuem incidência de taxa de obra que pode pesar (e muito) no seu bolso.
  2. Não construa um fluxo de pagamento que não esteja dentro de suas condições financeiras – resumindo, não faça loucuras!! Se comprometa a pagar prestações e intermediárias que estejam de acordo com seus ganhos. Lembre de nunca comprometer mais do que 30% do que você ganha. Aproveite para fazer simulações de quanto ficará de saldo devedor para financiamento e veja se seu salario comportará este financiamento no final.
  3. Tente dar o máximo que puder de entrada, pois isso traz descontos na hora da compra. Quanto mais se paga durante as obras, menos taxa de INCC incidirá sobre o valor final. Não caia no conto: Só 2 mil de entrada e prestações de 100 reais… pois no final o saldo devedor se torna monstruoso.
  4. Acompanhe mensalmente como anda o saldo devedor do seu empreendimento.. Veja se a construtora está incidindo a taxa correta do INCC, se o saldo devedor bate com a sua projeção, etc., ou seja, participe ativamente das questões financeiras do seu empreendimento, não se preocupe só em pagar, empenhe-se também em acompanhar.Meu marido fez uma planilha para calcular isto em que ele sabe exatamente quanto devemos e tem total controle sobre a evolução disto mensalmente – mais um ponto pra ele
  5. Acompanhe as obras, verifique, pergunte – é importante acompanhar o andamento de sua obra.

analisar 3

Para cada pessoa há uma realidade de vida e é por isto que esta decisão deve ser muito pensada e analisada pelo casal ou pela pessoa que está comprando. Eu sou maluca e se deixar fecho tudo no calor da emoção, mas admito que isto não é saudável. Valorizo muito e reconheço que a forma como meu marido conduz estas questões são muito importantes para podermos fazer tudo com tranquilidade e não ter surpresas desagradáveis no final. Intercorrências podem acontecer? Claro que sim!! Mas se ocorrerem, foram por fatores incontroláveis e não por falta de perícia de nossa parte em tomar decisões sem pensar.

Agora é economizar muito, seguir pagando o novo apartamento durante as obras, aguardar a venda do nosso apê atual, enquanto fazemos mil planos para o novo lar. Esperamos que tudo saia como o planejado – se Deus quiser, assim será!

Por ultimo, mas não menos importante, perdoem-me pelo hiato que deixo no blog . A verdade é que eu preciso me adaptar à rotina de forma a conseguir manter frequência por aqui; espero que, com o passar do tempo eu consiga este feito.

Dúvidas ou sugestões?? Me mande um e-mail ou comente algo. Fico feliz com sua visita!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s